Blog da Aurum - Entenda como o biodireito funciona na prática e sua relação com a bioética

Biodireito é o campo do Direito Público que objetiva a preservação da dignidade humana e da bioética, por meio de um conjunto de normas que regulamentam comportamentos médico-científicos diante dos avanços da medicina e da biotecnologia.



A bioética é uma matéria transdisciplinar que busca soluções para esses conflitos e dilemas éticos. Já o biodireito é a tratativa jurídica dos temas relacionados à bioética.

Os estudos da bioética envolvem a cooperação e interação de diversas outras matérias como a medicina, enfermagem, direito e filosofia. Além disso, a bioética pode ser dividida em duas esferas:

– Situações Emergentes: aquelas que estão em questão no momento atual. Ou seja, que a humanidade está tendo que lidar com elas “agora”. Sendo assim, dizem respeito a conflitos resultantes da aplicação da tecnologia em saúde, como por exemplo a fertilização in vitro, eugenia, clonagem de pessoas e animais, entre outros;

– Situações Persistentes: situações que já estão na sociedade desde os primórdios. Como, por exemplo, o aborto, o direito de morrer, a ideia de diretivas antecipadas de vontade, eutanásia, distanasia, entre outros.

Nesse contexto, a bioética busca soluções para esses conflitos e trata a tecnologia como aliada na busca da harmonia entre todas as crenças e valores. Isso por meio da busca pela utilização de todos os benefícios advindos dela.

o biodireito busca formas de tratar juridicamente os temas que competem à bioética. Por exemplo, o uso de células tronco, transplante de órgãos, fertilização in vitro, doação de sangue e até a judicialização da saúde.


Para ler o conteúdo na íntegra, clique aqui.


O que você encontra no conteúdo

  1. Qual a origem do biodireito?

  2. O que é biodireito?

  3. Qual a diferença entre Bioética e Biodireito?

  4. Qual a ligação entre Bioética e Biodireito?

  5. Quais são os princípios do Biodireito?

  6. Biodireito e sua relação com outras áreas do direito

  7. Aprofundando o conhecimento

  • Livros de biodireito

  • Conteúdos online de biodireito

  • Artigo – Biodireito: uma disciplina autônoma?

  • Curso de pós-graduação


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo