15 de março: Dia do Consumidor

TOP 3 dicas importantes aos consumidores

Hoje é dia do consumidor e as ofertas já estão para todos os lados! Pelo menos por aqui, nos últimos dias eu já devo ter recebido pelo menos uns 10 e-mails e SMS de promoções pela “semana do consumidor”.

E como todo ano eu falo um pouquinho sobre como surgiu esse dia e os direitos do consumidor, hoje resolvi postar 3 dicas importantes aos consumidores:

1 - Troca de produtos sem defeito

Quando você compra um produto na loja física e não serve ou você não se adapta, saiba que a loja não é obrigada a trocar ou devolver o dinheiro. A loja só tem essa obrigação nas compras online ou por telefone, desde que seja até 7 dias depois do recebimento - e isso também serve para serviços como cursos online!

2 - Recebimento de produtos/serviços não solicitados

Isso constitui uma pratica abusiva e não existe qualquer obrigação de pagamento nesses casos. É considerada uma “amostra grátis” do produto ou do serviço oferecido. (Em alguns casos há ainda a possibilidade de indenização!)

3 - Compra mínima em cartão de crédito

Nenhum estabelecimento pode determinar um valor mínimo para compras no cartão de crédito. Se a loja oferece essa possibilidade ao consumidor, não pode haver nenhuma limitação.

Gostou? Deixe seu comentário e me conte se passou por alguma situação dessas ou outra, enquanto consumidor.

13 visualizações0 comentário